Categoria: Artigos/ano > Artigos 2007

Artigos publicados em 2007.

Artigos (12)



O encanto da guerra

No meio de toda a brutalidade, barbárie e horror, pelo menos um ponto positivo temos de reconhecer a um comportamento tão repugnante como o da guerra: uma boa parte das vezes, é benéfico para o progresso tecnológico.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Máquinas como elas

O debate sobre a possibilidade de criarmos «máquinas como nós» é, como já escrevemos, um dos mais apaixonantes da era tecnológica. Mas, não menos apaixonante, é um debate inevitavelmente paralelo: somos nós máquinas «como elas»? As emoções como reacções químicas, os pensamentos como sinais eléctricos, o amor, o bem-estar como uma descarga de dopamina num mar de fluídos que é o nosso cérebro, o medo como uma descarga de adrenalina, o impulso reprodutivo como a abundância de testosterona, a sociabilidade como função da oxitocina – somos mais do que isso?



Ler printer     E-mail   Facebook F



Máquinas como nós

Um dos temas mais apaixonantes desta era tecnológica é, sem dúvida, a possibilidade de construirmos máquinas inteligentes – máquinas como nós. Afinal, é isso que nos promete a Inteligência Artificial, desde que há cinquenta anos foi criada e lançada numa conferência em Dartmouth, na Alemanha. Ou melhor: é isso que a ficção científica nos promete, desde que há mais de 50 anos foi inventada. A conferência de Dartmouth reuniu os melhores especialistas de então na área, e limitou-se a consolidar o que já estava criado: uma nova e promissora área de investigação, a Inteligência Artificial (IA), que hoje continua dentro da Engenharia Informática. Como acontece em toda a investigação de topo, a IA entrecruza-se inevitavelmente com outras áreas, desde a robótica à linguística, para processamento de língua natural, à neurologia e à psicologia, para estudo do cérebro humano.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Mapa do céu, com constelações marcadas Mapa do céu, com constelações marcadas

Perseidas – Pedras que caem do céu!

Durante o seu trajecto à volta do Sol, o que a Terra mais encontra é o vazio do espaço sideral. Mas esse vazio não é completo: pedaços de lixo artificial à deriva, deixado em consequência de missões espaciais, poeira deixada para trás na passagem de cometas e fragmentos de asteróides, são algumas das surpresas com que a Terra se depara. Felizmente, o nosso planeta dispõe de uma atmosfera que a protege, ou estaríamos constantemente em perigo de sermos violentamente «abatidos» por um desses pedaços de lixo espacial. Mesmo o mais pequeno fragmento, ao chocar com a Terra a velocidade elevada, poderia transportar energia suficiente para matar uma pessoa. Isso só não acontece devido à presença da pequena mas eficaz camada de ar que nos protege.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Desenho das constelações Desenho das constelações

O céu sobre as nossas cabeças

Diremos que todas as ciências são fascinantes, porque saber, conhecer como as coisas funcionam ou são, é em si mesmo algo de fascinante. Mas no que toca à astronomia, são poucas as pessoas que permanecem indiferentes quando se aborda. A astronomia explica essa coisa fantástica, que são os pontos brilhantes que pontilham o nosso céu, e ajuda a compreender os movimentos que fazem, a sua origem, a nossa origem.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Na blogosfera, previsão de bom tempo!

Longe vão os tempos da Internet «formal», experimental, reservada a uma pequena comunidade de navegantes e a uma ainda mais pequena de editores. A Internet de hoje é uma rede global, social, económica, um meio de comunicação, de expressão, de negócio, de denúncia, entre mil e uma outras funcionalidades e características. É muito mais comunitária, muito mais interactiva. Tim O`Reilly, fundador daquela que é considerada a maior editora do mundo na área da informática, avançou com a denominação de Web 2.0 para esta nova etapa na vida do ciberespaço. A Web 2.0 será, então, uma web social, um espaço onde o cidadão anónimo tem o direito não só de ver, mas também de interagir e publicar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Comércio sem fronteiras

No percurso de crescimento e difusão das tecnologias de informação, uma época de contornos particularmente distintos é o advento das «.com». À custa principalmente delas, os anos 90 viram o surgimento de milionários da noite para o dia. Empresários muitas vezes jovens, que descobriram subitamente o potencial inexplorado da Internet e o souberam aproveitar como nunca antes houvera oportunidade: um mercado enorme, sem fronteiras, ávido de inovações. Muitas «.com» começaram quase de forma ingénua. Meras brincadeiras de quem apenas procurava comunicar, ou testar uma ideia, no novo mundo digital que então se abria. No entanto, os projectos cresceram, vingaram, e alguns terminaram mesmo em negócios de milhões num espaço de tempo nunca antes visto. O motor de pesquisa yahoo, por exemplo, começou por ser um projecto de dois estudantes da universidade de Stanford. David Filo e Jerry Yang começaram por coleccionar e organizar endereços de páginas web, nos tempos livres. Para melhor gerirem a lista, criaram um programa próprio e optaram por disponibilizar também essa mesma lista ao público. A resposta do público foi enorme, e rapidamente o directório do yahoo se tornou um popular motor de pesquisa. Ainda hoje o Yahoo é uma das maiores empresas da área no mundo inteiro.



Ler printer     E-mail   Facebook F



De olhos na lua

Para os entusiastas da astronomia, da ciência ou simplesmente curiosos, dia 03 de Março há um fenómeno a não perder. Entre as 20H18M de dia 03 e as 02H23M do dia seguinte irá ocorrer um eclipse lunar – vamos estar de olhos na lua!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Liberte-se!

Este grito, "Liberte-se!" já foi dado incontáveis vezes na história, e parecia escrito que o advento da era digital e do software informático não poderia ser-lhe completamente imune.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Mariposa morta sobre papel. Mariposa morta sobre papel.

A Mosca

Os primeiros computadores, como é sabido, ocupavam mais espaço do que as nossas casas inteiras, e tinham menos poder de cálculo do que as nossas máquinas de calcular modernas. Isto para além de serem autênticos devoradores de energia eléctrica, precisarem de bons sistemas de refrigeração e de operadores humanos, que não eram mais do que funcionários a auxiliar permanentemente a sua utilização (por exemplo, substituindo cartões de memória, suportes de impressão, etc.).

 



Ler printer     E-mail   Facebook F



Terra e espaço - SETI@home Terra e espaço - SETI@home

Os homenzinhos verdes

Desde tempos imemoriais que os homens olham para os céus e se perguntam: “Existe vida inteligente fora da terra?”. Infelizmente, nem o tempo, nem a ciência, nem a tecnologia, trouxeram ainda uma resposta final a esta pergunta.



Ler printer     E-mail   Facebook F



As matrioskas

As matrioskas são bonecas russas, mundialmente famosas por terem uma característica muito peculiar: são colocadas umas dentro das outras. A matrioska maior tem na "barriga" uma menor, que por sua vez contém outra mais pequena, normalmente até seis ou sete gerações. Apenas a matrioska mais pequena não tem nada dentro, pelo seu reduzido tamanho.



Ler printer     E-mail   Facebook F