Artigos (8)
Boatos
Circulou (e circula ainda) na Internet a "interpretação" do famoso soneto de Camões "Amor é fogo que arde sem se ver":
Ler



Olha o que eu digo, não o que eu faço
Um caso paradigmático é o médico obeso e que fuma, mas exemplos não faltam. O professor que mente depois de ensinar que não se deve mentir. O clérigo que prega as virtudes da vida simples na maior das opulências. A mãe que ensina o filho a não passar o sinal vermelho minutos antes de o fazer. Enfim, os exemplos nunca mais acabam, e a sabedoria popular aprendeu a resumi-los claramente na máxima “Olha o que eu digo, não olhes o que eu faço”.
Ler



Democracia virtual
Os atletas olímpicos já não competem nus, e a democracia actualmente já não é directa mas representativa. No entanto, 2500 anos depois, os legados da Grécia antiga na civilização ocidental moderna são de valor inestimável.
Ler



Computador... é coisa do passado!
Não é esse com certeza o sentimento generalizado, nem a afirmação pode ser tomada à letra. Mas não deixa de ser verdade que o computador, tal como o conhecemos, pode estar a tornar-se inevitavelmente obsoleto, ou perigosamente diferente da nossa concepção.
Ler



Use, Abuse e... partilhe!
Como recentemente debatemos, na era da Informática os Direitos de Autor tradicionais não fazem sentido. Segundo o conceito tradicional de direitos de autor, a cópia não é permitida a não ser ao próprio editor ou alguém por ele mandatado. Os sistemas informático vieram alterar o conceito. A cópia agora é tão fácil, barata e acessível, que a lei ficou (quase) obsoleta. O conceito é, portanto: “copia o que quiseres à vontade, mas quando usares menciona o autor da coisa”.
Ler



Segredo não é alma de negócio
Uma coisa que invariavelmente se associa à Informática é a pirataria: programas informáticos, filmes, músicas, fotos e outros documentos, tudo é alegremente pirateado nos tempos modernos. Às vezes ainda um filme não foi oficialmente lançado e já milhares ou milhões de pessoas o têm nos seus computadores. Dizem as editoras que perdem milhões com a pirataria. Mas o problema não é só na informática. Para os livros em papel o cenário é parecido.
Ler



Na blogosfera, previsão de bom tempo!
Longe vão os tempos da Internet «formal», experimental, reservada a uma pequena comunidade de navegantes e a uma ainda mais pequena de editores. A Internet de hoje é uma rede global, social, económica, um meio de comunicação, de expressão, de negócio, de denúncia, entre mil e uma outras funcionalidades e características. É muito mais comunitária, muito mais interactiva. Tim O`Reilly, fundador daquela que é considerada a maior editora do mundo na área da informática, avançou com a denominação de Web 2.0 para esta nova etapa na vida do ciberespaço. A Web 2.0 será, então, uma web social, um espaço onde o cidadão anónimo tem o direito não só de ver, mas também de interagir e publicar.
Ler



Comércio sem fronteiras
No percurso de crescimento e difusão das tecnologias de informação, uma época de contornos particularmente distintos é o advento das «.com». À custa principalmente delas, os anos 90 viram o surgimento de milionários da noite para o dia. Empresários muitas vezes jovens, que descobriram subitamente o potencial inexplorado da Internet e o souberam aproveitar como nunca antes houvera oportunidade: um mercado enorme, sem fronteiras, ávido de inovações. Muitas «.com» começaram quase de forma ingénua. Meras brincadeiras de quem apenas procurava comunicar, ou testar uma ideia, no novo mundo digital que então se abria. No entanto, os projectos cresceram, vingaram, e alguns terminaram mesmo em negócios de milhões num espaço de tempo nunca antes visto. O motor de pesquisa yahoo, por exemplo, começou por ser um projecto de dois estudantes da universidade de Stanford. David Filo e Jerry Yang começaram por coleccionar e organizar endereços de páginas web, nos tempos livres. Para melhor gerirem a lista, criaram um programa próprio e optaram por disponibilizar também essa mesma lista ao público. A resposta do público foi enorme, e rapidamente o directório do yahoo se tornou um popular motor de pesquisa. Ainda hoje o Yahoo é uma das maiores empresas da área no mundo inteiro.
Ler


