Categoria: Artigos/ano > Artigos 2009

Artigos redigidos em 2009.

Artigos (11)



Boatos

Circulou (e circula ainda) na Internet a "interpretação" do famoso soneto de Camões "Amor é fogo que arde sem se ver":



Ler printer     E-mail   Facebook F



Projeto de Software

Quem lida com clientes, projetistas de software e programadores - ou alunos -, sabe que o desenho não anda muito longe da realidade...



Ler printer     E-mail   Facebook F



Definindo informática

Se mexe, pertence à biologia

Se fede, pertence à Química

Se não funciona, pertence à Física

Se ninguém entende, é Matemática

Se não faz sentido, é Psicologia ou Economia

Se não mexe, não fede, não funciona, ninguém entende e não faz sentido, é Informática.

 

(Autor desconhecido)



Ler printer     E-mail   Facebook F



Olha o que eu digo, não o que eu faço

Um caso paradigmático é o médico obeso e que fuma, mas exemplos não faltam. O professor que mente depois de ensinar que não se deve mentir. O clérigo que prega as virtudes da vida simples na maior das opulências. A mãe que ensina o filho a não passar o sinal vermelho minutos antes de o fazer. Enfim, os exemplos nunca mais acabam, e a sabedoria popular aprendeu a resumi-los claramente na máxima “Olha o que eu digo, não olhes o que eu faço”.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Você casava com um robô?

Um popular “teste” para distinguir se uma pessoa tem efectivamente alguma ponta de racismo é perguntar à pessoa em causa se casava com alguém de outra cor. Curiosamente, muitas pessoas que não são conscientemente racistas, e de todo recusam a ideia de o ser, recusam também a ideia de fazer vida conjugal com uma pessoa de outra cor. Portanto, racionalmente esforçam-se por não ser racistas. Mas no subconsciente ainda não aceitam que uma pessoa de outra cor lhes seja completamente igual, uma vez que não concebem fazer vida conjugal com ela, baseando-se essa escolha apenas na cor da pele.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Democracia virtual

Os atletas olímpicos já não competem nus, e a democracia actualmente já não é directa mas representativa. No entanto, 2500 anos depois, os legados da Grécia antiga na civilização ocidental moderna são de valor inestimável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dinossauro verde Dinossauro verde

Perdedores e ganhadores

 

O Pleo é um dinossauro electrónico, projectado para agir como uma mascote. Pede atenção, aprende, age de forma muito semelhante à de um animal doméstico. Com a vantagem, dirão alguns, de a qualquer momento se poder desligar sem problemas de consciência. O pleo apenas precisa de baterias, não precisa de comida orgânica, nem tão pouco de caixa de areia nem ir à rua para fazer as necessidades. Poucas dezenas de Euros, é quanto custa esta mascote digital.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Curioso

 

Foi (e ainda é) com o assunto “Até dá medo!”, que circulou (circula) na Internet uma mensagem de e-mail com ligação para um vídeo no Youtube.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Tristezas não pagam dívidas!

Dois amigos andavam juntos a caçar quando um deles caiu por um penhasco. O outro desceu até junto dele, apenas para constatar que este já tinha morrido. Em pânico, ligou para o 112: “O meu amigo caiu por um penhasco e morreu! O que é que um posso fazer?!”. A assistente respondeu: “Calma! É preciso manter a calma! Vamos por partes: primeiro certifique-se de que está morto”. Sem mais, o homem puxou da arma e deu um tiro na cabeça do outro: “OK, está morto de certeza. E agora o que é que eu faço?”.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O mundo como um prego

Alguém disse um dia que "para quem só tem um martelo, o mundo inteiro é um prego". Embora seja uma frase que me parece absolutamente digna de nota, ou talvez precisamente por isso mesmo, a verdade é que numa pesquisa rápida encontra-se em várias fontes, mas não se consegue determinar-lhe a origem. Seja como for, é digno de nota e infelizmente mais real e actual do que seria desejável. Encontram-se também algumas variantes, como sejam “Para uma criança com um martelo na mão, o mundo inteiro parece um prego”. A ideia é basicamente a mesma: quando temos uma ferramente qualquer à mão, tentamos usá-la seja no que for, independentemente desta ser adequada ou desadequada.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O Sapo e a verdade

Segundo palavras do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, toda a verdade passa por três fases: primeiro é ridicularizada; depois violentamente atacada; por fim, é aceite como evidente [1]. Diz o provérbio que quem ri por último ri melhor, mas nem sempre os detentores da verdade têm sequer tempo de rir, quanto mais de rir melhor! Pense-se no famoso cientista Galileu, por exemplo. A história veio a dar-lhe razão. A sua teoria de movimento dos planetas não era nada intuitiva para o conhecimento da época, que sustentava que a Terra era o centro do Universo e todos os restantes astros giravam à volta dela. Além disso, a interpretação das escrituras sagradas indicava precisamente isso. Galileu descobriu que modelar o Sol como o centro e a Terra a girar à volta dele seria muito mais fácil e coerente com o que realmente acontece. Esta é a verdade actualmente aceite, uma verdade “mais do que evidente”. No entanto, a contas com a Inquisição Galileu teve a vida em risco. Negou a sua própria verdade e escapou à morte, mas acabou por viver os seus últimos dias em prisão domiciliária – ciência, a quanto obrigas!



Ler printer     E-mail   Facebook F