Categoria: Artigos/ano > Artigos 2008

Artigos publicados em 2008.

Artigos (13)



Seja Feliz

Uma das vantagens de estar numa carreira científica é a constante descoberta de coisas novas. Algumas úteis na vida prática, outras são apenas curiosas. Mas eventualmente todas são interessantes, e quase todas contribuem para a construção de uma perspectiva diferente do mundo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Racionalizando

Os fãs do “Caminho das Estrelas” hão-de com certeza lembrar a lógica do inesquecível Spock. Orelhas de gato, meio humano, meio extra-terrestre, Spock dispunha de uma capacidade de dedução e raciocínio que chegava a ter tanto de brilhante como por vezes de hilariante ou cruel. Numa missão em que a probabilidade de alguns sobreviverem aumentasse consideravelmente com sacrifício da vida de outros, Spock não hesitaria no sacrifício. Tão simples e linear quanto isto. Mesmo que o potencial sacrificado fosse ele, assumia-o sem qualquer problema ou traço de emoção. Afinal, era o procedimento óbvio a tomar, de forma lógica e racional. Tão simples quanto isso. Como somar dois mais dois. Não pode haver margem para dúvida, basta saber fazer a conta.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Um bom negócio... ou descalabro

Se há coisa que anda agora na boca do povo, a crise económica há-de ser. Bancos que num ano dão lucros de milhões e no ano seguinte abrem falência. Governos que num momento privatizam, porque privado é que funciona bem, no momento seguinte nacionalizam, porque afinal não era bem assim. Biliões de Euros ou Dólares “desaparecem” de um momento para o outro.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Fada com varinha de condão. Fada com varinha de condão.

Quem quer viver para sempre?

Viver para sempre tem sido um sonho que a Humanidade persegue desde longa data. Há séculos que feiticeiros, druidas e alquimistas procuravam o “elixir da eterna juventude” (e os poetas o cantavam e cantam, como fez Sérgio Godinho na memorável canção que vale sempre a pena ouvir de novo!).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Você passa o teste de Turing?

Sim, você arrisca-se mesmo a não passar o teste de Turing e ser confundido com uma máquina. Aliás, não seria a primeira pessoa a quem isso acontece.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Hipérbole: curva de zero para menos infinito e depois de mais infinito para zero. Hipérbole: curva de zero para menos infinito e depois de mais infinito para zero.

A Singularidade

Matematicamente, há muitas singularidades. Uma singularidade é, por exemplo, o que acontece em situações como a divisão por zero, que resulta indefinida, ou infinito. A singularidade marca um ponto de transição entre dois «domínios», ou dois «mundos», num ponto ou instante.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Eliza e a estupidez artificial

Morreu em Março passado Joseph Weizenbaum, um dos mais famosos cientistas na área da Inteligência Artificial e pai de Eliza, a sua mais famosa criação. O seu livro “O poder do computador e a razão humana” é um marco incontornável para investigadores e público em geral interessado na área das Mentes Artificiais1.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Imitação é motor fundamental para Inovação

“Os estudos sobre o assunto mostram que a proteção intelectual se provou desastrosa para a indústria de software” - quem o diz desta vez não é Richard Stallman (criador do conceito de Software Livre), nem Linus Torvalds (criador do sistema operativo Linux), nem qualquer outro guru do mundo do Software Livre. Di-lo Eric Maskin, norte-americano de 57 anos, prémio Nobel da economia - e mais talvez seja desnecessário afirmar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A voz do dono

Falar é para nós uma coisa tão natural, tão óbvia e simples que só damos pela sua importância quando uma rouquidão das antigas nos tolda a voz. E, apesar de toda a naturalidade com que aprendemos línguas e nos expressamos, a verdade é que o processamento de língua natural tem sido um dos mais complicados problemas que a Inteligência Artificial tem enfrentado.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Computador... é coisa do passado!

Não é esse com certeza o sentimento generalizado, nem a afirmação pode ser tomada à letra. Mas não deixa de ser verdade que o computador, tal como o conhecemos, pode estar a tornar-se inevitavelmente obsoleto, ou perigosamente diferente da nossa concepção.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cérebro de silício

Quem anda atento a estas coisas com certeza ficou surpreendido com a recente notícia de que o Brain Mind Institute, na Suíça, terá construído um modelo, supostamente funcional, de uma parte importante do cérebro humano. Se, como diz o povo, “quem faz uma faz um cento”, então é de acreditar que a mesma equipa conseguirá aquilo que se propõe fazer: simular um cérebro humano completo no prazo de uma década!




Ler printer     E-mail   Facebook F



Use, Abuse e... partilhe!

Como recentemente debatemos, na era da Informática os Direitos de Autor tradicionais não fazem sentido. Segundo o conceito tradicional de direitos de autor, a cópia não é permitida a não ser ao próprio editor ou alguém por ele mandatado. Os sistemas informático vieram alterar o conceito. A cópia agora é tão fácil, barata e acessível, que a lei ficou (quase) obsoleta. O conceito é, portanto: “copia o que quiseres à vontade, mas quando usares menciona o autor da coisa”.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredo não é alma de negócio

Uma coisa que invariavelmente se associa à Informática é a pirataria: programas informáticos, filmes, músicas, fotos e outros documentos, tudo é alegremente pirateado nos tempos modernos. Às vezes ainda um filme não foi oficialmente lançado e já milhares ou milhões de pessoas o têm nos seus computadores. Dizem as editoras que perdem milhões com a pirataria. Mas o problema não é só na informática. Para os livros em papel o cenário é parecido.



Ler printer     E-mail   Facebook F